28 setembro 2013

Saúde - Melhore sua digestão

Pesquisei como posso melhorar a minha digestão, as vezes acho que algum alimento não faz o efeito esperado, será que é o modo como eu como? (Quase 90% sim). O blog Liberdade Fashion também é saúde, esperem que se beneficiem das dicas.



Alguns hábitos simples durante as refeições, e logo depois delas, são indispensáveis para que o corpo faça uma boa digestão, para melhora de nossa saúde, até mesmo para nossa beleza, seja interna ou externa. Confira como cinco atitudes que, na sua rotina, podem facilitar a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo organismo e prevenir incômodos, mal-estar e aquela sensação de estômago muito cheio. 


 1 – Mastigue bem
Coma devagar, mastigue bastante os alimentos e tire o máximo de prazer da sua refeição. Por causa da correria da vida moderna (trabalho, facul), muitas vezes engolimos a comida sem mastigar, dificultando a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos. O resultado de agitação são gases em excesso e abdômen inchado. Fora que seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você fatalmente ficará com mais sono e cansaço após as refeições.


2 - Coma em paz
A hora da refeição deve ser a mais tranquila possível. Evite discussões, brigas e levar o trabalho para a mesa, evite ficar na TV, Internet ou qualquer coisa que venha a te distrair. Preocupações podem tornar qualquer prato indigesto, até o mais saudável, pois o estado emocional afeta as secreções gástricas indispensáveis à boa digestão. Que não são apenas os aborrecimentos que atrapalham a digestão. Uma forte emoção boa tem o mesmo efeito.


3 - Não beba durante as refeições
Os líquidos deixam o estômago em dez minutos, levando com eles os sucos digestivos. A situação piora se a bebida for quente, pois o calor irá enfraquecer os tecidos do estômago. Outra desvantagem é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos, e os líquidos atrapalham esse processo. Ao se misturarem à saliva eles a deixam "frágil". Isso significa que o estômago terá mais trabalho e o organismo gastará mais energia para digerir os alimentos. 

  
4 - Tome chá depois da refeição 
Acabou de comer? Intervalo de 1h, um chá é uma ótima pedida para finalizar. Ajuda a livrar da sensação de inchaço logo depois da refeição. Quente, a bebida ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais..

5 - Evite esforço físico e relaxamento 
Ao sair da mesa, descanse um pouquinho, mas não durma. Logo após as refeições é bom evitar atividades físicas intensas e, no outro extremo, dormir. O sono depois de comer faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também são ruins porque reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar.


Ótimas dicas e fáceis de colocar na nossa rotina! E claro sempre consultem seu médico. Beijo!

2 comentários:

  1. Adorei o post! Realmente, eu mastigo muito pouco e mega rápido, ahahah. Mas o vício é mais forte que eu!
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei teu post, eu realmente não tenho alguns hábitos que vc colocou e eu preciso adquirir.

    ResponderExcluir


Bem vindo(a) seguidoras e visitantes!

Fiquem a vontade para expor sua opinião e duvidas, para ajudar o blog crescer, é muito importante!

Se não quiser comentar aqui, manda um e-mail pra mim: blogliberfashion@gmail.com

Beijos!